Bridge

not

Redes Sociais

2012-12-12 15:17:01 - THE NEW YORK TIMES INTERNATIONAL WEEKLY

Perfis falsos colocam buscas por anúncios no Facebook em risco

Somini Sengupta

A página do Facebook do Hospital Memorial Gaston, na Carolina do Norte, oferece uma receita de salada de frango para incentivar a alimentação saudável e dá dicas sobre como evitar ferimentos durante a prática de exercícios.

Mas, em outubro, surgiu outra página do hospital no Facebook. Ela publicava denúncias sobre o presidente Obama e sobre sua lei de saúde. Rapidamente, a página conseguiu centenas de seguidores, e as arengas anti Obama acumularam muitos "Curtir".

Autoridades do hospital recorreram à sua verdadeira página para controlar os danos. "Pedimos desculpas por qualquer confusão e apreciamos o apoio de nossos seguidores", escreveram em 8 de outubro.

A página falsa desapareceu 11 dias depois, tão misteriosamente quanto havia surgido.

As fraudes estão por toda a internet. O Twitter, que permite pseudônimos, está cheio de seguidores falsos e já foi usado para espalhar boatos. Resenhas falsas são um problema constante em sites de consumidores.

Para o Facebook, a maior rede social do mundo, esse é um problema agudo, pois põe em questão sua premissa básica. O Facebook sempre se promoveu como uma comunidade onde as pessoas usam suas identidades reais.

"Curtir" fraudulentos prejudicam a confiança dos anunciantes, que querem cliques de pessoas reais para as quais eles possam vender. As fraudes também podem arruinar a credibilidade dos resultados da máquina de busca que o Facebook diz estar construindo.

O site recentemente intensificou os esforços para expulsar perfis fraudulentos.

É razoavelmente fácil criar perfis falsos no Facebook. Centenas deles podem surgir simultaneamente com a ajuda de robôs. Muitas vezes, eles convencem usuários a aceitá-los como amigos em uma tentativa de disseminar malwares (softwares maliciosos).

Amigos e "curtir" falsos do Facebook são vendidos na web para aqueles que querem reforçar a sua imagem. Cupons falsos para refeições e prêmios podem aparecer no Facebook com a finalidade de enganar os incautos para que eles revelem suas informações pessoais.

Estudantes usam nomes falsos para proteger seu conteúdo no Facebook dos olhos de futuros empregadores.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1198040-perfis-falsos-colocam-busca-por-anuncios-no-facebook-em-risco.shtml

 

 

enquete

Qual é a marca do seu Smartphone?

too Bridge

CÁLCULO DO ERRO AMOSTRAL