Bridge

not

Comportamento

2012-12-11 12:42:50 - FOLHA DE S. PAULO / TEC

Games são influência para literatura, diz pesquisador

Os games são uma nova forma artística, capaz de influenciar a maneira como produzimos literatura e outros tipos de arte.

Segundo Espen Aarseth, pesquisador nas áreas de games e cibertexto e professor fundador do Departamento de Informática Humanística da Universidade de Bergen (Noruega), os jogos eletrônicos servem de inspiração para a "literatura ergódica".

O termo trata de obras literárias interativas e não lineares, sem enredo com ordem de leitura predefinida --mecânicas típicas dos games.

Aarseth também acha que os videogames são um tipo de instrumento, com o qual os jogadores fazem performances artísticas, e um tipo de metamídia, que pode assimilar e emular poesia, pintura, música e cinema.

O professor estará em São Paulo na próxima sexta, para um debate sobre artes e games (veja abaixo). A Folha conversou com ele por e-mail e por videoconferência.

O que é literatura ergódica?
É um termo que uso para explicar a literatura em que, por meio de alguma manipulação, a experiência com um determinado texto muda de leitor para leitor.

Por que você diz que esse tipo de literatura é influenciada pelos games?
Cada vez mais pessoas passam tempo em experiências lúdicas, exploratórias, competitivas ou simplesmente sociais, que são os games, em contraste com a literatura tradicional, passiva e linear. A popularidade dos jogos estimula a produção da literatura ergódica.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

http://www1.folha.uol.com.br/tec/1195773-games-sao-influencia-para-literatura-diz-pesquisador.shtml

enquete

Qual é a marca do seu Smartphone?

too Bridge

CÁLCULO DO ERRO AMOSTRAL