Bridge

not

Telecom

2012-09-13 20:43:11 - O Estado de São Paulo. Blog Radar Econômico

‘Economist’: Telecom no Brasil pode ser ‘o próximo apagão’

Os problemas do serviço de telecomunicações vividos atualmente no Brasil podem ser a antessala do “próximo apagão” do País, na opinião da revista The Economist.

Mais que isso, a publicação insinua que um problema mais sério nessa área pode complicar a situação do governo.

“O cerco às teles guarda muitas semelhanças com o apagão: investimento muito baixo, negligência diante do aumento da demanda e um pobre quadro legal e regulatório. Como a sra. Rousseff deve se lembrar, o apagão provocou retração na economia brasileira – que ajudou o partido dela a chegar ao poder dois anos depois.”

A revista cita um estudo do Banco Mundial segundo o qual um crescimento de dez pontos porcentuais na proporção da população com telefone celular aumenta o PIB (produto interno bruto) em 0,8% ao ano.

No caso do Brasil, haverá uma demanda especialmente intensa na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016. A revista nota que a demanda por uso de conexão de banda larga nos jogos de Londres tem sido sete vezes maior do que a verificada nos de Pequim, em 2008.

O governo já fez leilão do espectro 4G, “mas os vencedores eram na sua maioria empresas que não deram conta do crescimento da demanda da conexão 3G”, diz a revista.

enquete

Qual é a marca do seu Smartphone?

too Bridge

CÁLCULO DO ERRO AMOSTRAL