Bridge

not

Healthcare

2012-11-14 14:01:44 - Folha de São Paulo

Convênios poderão ser comparados na internet

Quem quiser contratar um plano de saúde, ou comparar se o seu convênio atual está respeitando as regras, vai poder consultar os prazos de atendimento para consultas, exames e cirurgias em um novo site da internet.

 
A ferramenta que está sendo desenvolvida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), tem previsão de ser lançada entre setembro e outubro e vai facilitar outras comparações entre os planos, como a da rede.

 
Aproveitando a regra para a troca de convênio, a ideia é permitir que o usuário "customize" seu plano, optando por aquele que tem os serviços que mais interessam a ele --mais obstetras ou cirurgiões, por exemplo.

 
Com isso, o governo promete fortalecer a possibilidade de escolha do usuário.


No site da ANS já é possível encontrar o ranking de reclamações pela demora na marcação dos atendimentos.

 
Consultando por operadora, é possível descobrir a classificação em critérios como estrutura e satisfação.

 
No mesmo portal, esses índices deverão ser detalhados e construídos para incentivar a comparação entre as diferentes operadoras.
 
No mês passado, a ANS anunciou a suspensão da venda de 268 planos de 37 operadoras pelo descumprimento dos prazos máximos de atendimento.


Esses prazos foram estabelecidos em 2011 e preveem, por exemplo, o limite de sete dias para o atendimento em consultas básicas e 14 na consulta com especialistas.


A aposta do governo é que, ao mexer no bolso das operadoras, o governo vai alcançar os ajustes necessários.


A próxima rodada de monitoramento sobre o cumprimento dos prazos será em outubro. Se as operadoras continuarem não cumprindo os prazos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que haverá novas punições.


Também em julho, o governo publicou consulta pública para poder evitar reajustes abusivos em planos coletivos.

enquete

Qual é a marca do seu Smartphone?

too Bridge

CÁLCULO DO ERRO AMOSTRAL