Bridge

not

Mercado & Negócios

2012-11-14 14:04:38 - COMPUTERWORLD

7 dicas para empresas dominarem o Skype

O Skype é tão popular que algumas pessoas usam o nome do serviço como um verbo. Ainda assim a maioria delas o utiliza apenas para fazer chamadas de voz, ou uma ocasional videochamada, para amigos e parentes distantes.

É uma pena, porque o Skype é também uma poderosa ferramenta para os negócios. Uma videoconferência pode substituir uma viagem de negócios, economizando dinheiro com passagem aérea, hotel e aluguel de um carro.

E o Skype tem mais recursos do que aparenta. Você pode, por exemplo, usá-lo para enviar mensagens SMS, para fazer uma apresentação em PowerPoint, para economizar com o Wi-Fi em viagens, para facilitar a participação em conferências e até adicionar um botão do Skype ao seu site, para que seus clientes possam contatá-lo de uma forma gratuita e simples. Interessado?

1. Compartilhe sua tela

É mais fácil mostrar do que contar, e o Skype permite que você transmita, além de sua imagem, o que acontece na tela de seu computador. Com este recurso, que é um dos segredinhos do programa, você pode compartilhar uma apresentação, mostrar uma página web ou demonstrar como usar um software.

Inicie uma chamada e, assim que ela se completar, clique no ícone + na barra de chamada e escolha o item Compartilhar tela. Na janela que aparece, clique no botão Iniciar. Com isso você irá compartilhar seu desktop inteiro. Se quiser compartilhar apenas uma janela, clique na seta para baixo e escolha Compartilhar janela. Escolha a janela e clique em Iniciar.

Pronto! Agora seu interlocutor poderá ver tudo o que você vê na tela. Se você quiser compartilhar sua tela com um grupo de pessoas, precisará de uma conta Skype Premium.

2. Grave chamadas

Gravar chamadas pode ser algo muito útil nos negócios. Desde que ambos os lados estejam de acordo com a gravação, ela pode ajudá-lo a revisar pontos importantes em uma reunião ou na transcrição de uma conversa com um cliente.

Existem vários aplicativos para Windows que podem gravar chamadas. OMP3 Skype Recorder, por exemplo, pode iniciar uma gravação automaticamente ou manualmente, e funciona em conferências, chamadas de Skype para Skype, de Skype para telefones e de telefones para Skype. E o que é mais legal: é possível dividir a chamada em duas trilhas, uma com o seu áudio e outra com o áudio da pessoa com quem você está falando. E o programa é gratuito.

MP3 Skype Recorder permite gravar chamadas facilmente

Se você quer algo ainda mais versátil, experimente o IMcapture. Ele pode gravar chamadas de vídeo e é compatível com PCs com Windows e Macs. Custa US$ 50.

3. Entre em conferências com facilidade

Se você passa muito tempo em conferências, sabe que o caminho até elas é cheio de incômodos: achar os detalhes na agenda (ou o e-mail de confirmação), discar o número, digitar a senha, etc.

Se você é um usuário do Outlook, experimente o InstantMeeting da Plantronics. Este add-on gratuito puxa os dados das conferências de seu calendário do Outlook, te lembra antes do início de cada uma e possibilita a discagem via Skype com um clique. Se você está organizando a reunião, pode usar o InstantMeeting para notificar os participantes de um atraso. E se a ligação cair, basta um clique para rediscar.

Vale notar que o InstantMeeting também tem versões para Android, BlackBerry e iOS, embora elas não se integrem ao Skype.

4. Coloque um botão do Skype em seu site

Quer dar aos seus clientes uma forma gratuita de entrar em contato com você? Basta adicionar um botão do Skype ao seu site. Você pode escolher entre meia dúzia de estilos (dois deles dinâmicos, ou seja, mudam para informar se você está online ou offline) e depois basta colocar o código HTML no local desejado em seu site.

enquete

Qual é a marca do seu Smartphone?

too Bridge

CÁLCULO DO ERRO AMOSTRAL